sábado, 12 de novembro de 2011

Devemos rezar pelas almas do Purgatório?

Diz Bento XVI na Carta Encíclica SPE SALVI. “Ambas – justiça e graça – devem ser vistas na sua justa ligação interior. A graça não exclui a justiça. Não muda a injustiça em direito. Não é uma esponja que apaga tudo, de modo que tudo quanto se fez na terra termine por ter o mesmo valor.” É este tempo de “purgação, purificação e cura, que torna a alma madura para a comunhão com Deus."

 Os Doutores da Igreja o atestam a uma voz: Há uma prisão da qual não se sairá senão quando tiver pago o último centavo. Esta prisão existe. Segundo Bento XVI, é o lugar onde a alma contrapôe sua vida na terra com a infinita verdade do amor. É, na verdade, um lugar, na dependência de como vivemos nossa vida neste vale de lágrimas, de muito sofrimento.

Apesar de ser um lugar de esperança, a alma sabe que dali, em algum momento, sairá recebendo a recompensa de uma vida que não mereceu a condenação eterna,  ela precisa de nossas orações. A lembrança espelhada em nossas orações funciona como um refrigério. O amor que demonstramos pelas almas sofredoras é recebido por Deus e muitas almas podem, por graças recebidas em função de nossas orações, deixar o sofrimento para a eterna paz e alegria.

 São de muita importância nossas orações pelas almas do purgatório. Muitos de nossos antepassados ainda lá se encontram. Não nos custa, todas as noites, rezarmos um Pai Nosso ou uma Ave Maria pelas almas que se encontram neste lugar que as prepara e purifica para o ditoso encontro preparado por uma vida de fé e entrega a Cristo.

 Paz a todos.

Abaixo reproduzimos uma oração pelas almas do Purgatório que pode ajudar você a rezar por elas.

 Oração pelas almas do Purgatório.

Ó DEUS de bondade, de Misericórdia Tende piedade das benditas almas dos fiéis, que estão sofrendo e que padecem no purgatório, aliviai as suas penas, dai-lhe Senhor o descanso Eterno, e Fazei nascer para elas a LUZ perpétua. Amém.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.